top of page
Buscar

Mito ou verdade

  • Foto do escritor: YLÈ XANGÔ & OXUM
    YLÈ XANGÔ & OXUM
  • 16 de dez. de 2022
  • 2 min de leitura

ÁGUAS DE OXALÁ:

A LENDA POR TRÁS DO RITUAL!

"Oxalá estava morrendo de saudades de um de seu filho, Xangô, que morava em terras longínquas. Antes, porém de viajar, consultou Ifá, o Deus da Adivinhação, que desaconselhou à viagem. Mas ante a teimosia de Oxalá, determinou-lhe que durante a viagem, além de levar três mudas de roupas brancas, sabão e Ori, concordasse com tudo que as pessoas lhe pedissem sem jamais irritar-se.

Durante o caminho, Oxalá encontrou com um Esù, o Senhor do Azeite-de-dendê, que o saudou efusivamente e pediu um abraço. Oxalá cumprindo as determinações de Ifá abraçou-o, e Esù que carregava um barril do azeite sobre as costas, ao abraçá-lo derramou todo o azeite por cima dele e foi-se rindo, satisfeito de sua brincadeira...

Oxalá lembrando-se das determinações de Ifá, resignadamente, lavou-se com o sabão, passou Ori no corpo despachou a roupa suja e seguiu viajem.

Mais adiante encontrou outro Esù, agora o Dono do Carvão, que também o saudou como o anterior e fez exatamente a mesma brincadeira, sujando-o de pó carvão; retirando-se, rindo também...

Mas uma vez, Oxalá, se limpa, despacha a roupa suja, troca de roupa e segue a viagem, sem se aborrecer como Ifá determinara. Ao chegar ao Reino de Xangô, viu um lindo cavalo branco, reconhecendo-o como um

que em outras épocas havia dado de presente ao seu filho. O cavalo também o reconhecendo, seguiu mansamente com ele.

Nisso chegam os criados de Xangô, e ao verem Oxalá, sem o reconhecerem, e vendo-o levando o cavalo, toma-o por um ladrão, agridem-no e jogam-no numa masmorra. Lá ficou durante sete anos. Durante esse tempo, o Reino de Xangô sofreu muitas desgraças, a colheita era ruim, o gado foi dizimado pela seca, as mulheres ficaram estéreis e as pessoas morriam de fome.

Xangô, sem saber o que estava acontecendo, mandou chamar os mais afamados adivinhos, chegando a consultar o maior de todos os oráculos, Ifá!

Este revelou-lhe que o acontecido era em virtude de ter em suas masmorras um inocente. Xangô manda vasculhar todas suas prisões, até chegar a Oxalá. Levado o prisioneiro a frente do grande rei, este reconhece seu pai e imediatamente manda buscar água para lavá-lo.

Todos se purificaram e vestiram-se de branco em seu respeito. Como Oxalá, mal podia andar,quebrado pelos maus-tratos e tempo em que ficou preso, Xangô deu-lhe Aiyrá, que o carregou nas próprias costas, até o Palácio de Oxaguian, seu outro filho, onde morava anteriormente.

Oxalá é o Orixá da Criação e faz parte dos Orixás denominados Funfun, ou seja, brancos, ou que se vestem de branco. Oxalá é o Deus criador do homem e da cultura material.

No Brasil tem o status de Pai dos Orixás e Senhor Supremo. Seu dia é sexta-feira, quando se costuma usar roupa branca para homenageá-lo (no sul do país, domingo).

Suas contas são igualmente brancas, de louça, mas os filhos da qualidade Oxaguiã usam umas poucas contas azuis, a cada sequência de contas brancas. É saudado com o brado: EPA O, BABÁ!

#yle Áfricano xangô e oxum

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Não adianta

NÃO ADIANTA ...... Não adianta tomar banho de ervas para se limpar, quando você continua se sujando na lama.⁣ ⁣ Não adianta banho de...

 
 
 
Oxum traz Ogum de Volta

OXUM TRÁS OGÚN DE VOLTA 💛💙 Ogum estava cansado do trabalho de ferreiro e partiu para a floresta, abandonando tudo. Logo que os orixás...

 
 
 
Tamboreiros ou alabe

Tamboreiro. Alagbe Todo tamboreiro tem uma forma diferente de entoar a sua vóz Todo tamboreiro tem um mestre diferente que o ensinou Todo...

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Post: Blog2_Post

(51)32736158

©2019 by O Batuque no Rio Grede do sul. Proudly created with Wix.com

bottom of page